Faringe

A faringe é um tubo que se estende da boca até o esôfago. 

E o canal situado posteriormente a cavidade nasal, cavidade oral e laringe. Trata-se do trajeto comum para a deglutia e para a respiração, e no trajeto as vias seguidas pelo bolo alimentar e pela corrente aérea se cruzam.

Três estágios:

 Voluntário: no qual o bolo alimentar é passado para a parte oral da faringe.

 Faríngeo: passagem involuntária do bolo alimentar pela faringe para o esôfago.

 Esofágico: passagem involuntária do bolo alimentar pelo esôfago para o estômago. 

Limites da Faringe:

 Superior - corpo do esfenóide e proção basilar do osso occipital

 Inferior - esôfago

 Posterior - coluna vertebral e fáscia dos músculos longo do pescoço e longo da cabeça

 Anterior - processo pterigóideo, mandíbula, língua, osso hióide e cartilagens tireóide e cricóide

 Lateral - processo estilóide e seus músculos 

A faringe pode ainda ser dividida em três partes: nasal (nasofaringe), oral (orofaringe) e laringea (laringofaringe). 

Parte Nasal - situa-se posteriormente ao nariz e acima do palato mole e se diferencia da outras duas partes por sua cavidade permanecer sempre aberta. Comunica-se anteriormente com as cavidades nasais através das coanas. Na parede posterior encontra-se a tonsila faríngea (adenóide em crianças). 

Parte Oral - estende-se do palato mole até o osso hióide. Em sua parede lateral encontra-se a tonsila palatina

Parte Laringea - estende-se do osso hióide à cartilagem cricóide. De cada lado do orifício laríngeo encontra-se um recesso denominado seio piriforme

A faringe comunica-se com as vias nasal, respiratória e digestória. O ato da deglutição normalmente direciona o alimento da garganta para o esôfago, um longo tubo que se esvazia no estômago. Durante a deglutição, o alimento normalmente não pode entrar nas vias nasal e respiratória em razão do fechamento temporário das aberturas dessas vias. Assim durante a deglutição, o palato mole move-se em direção a abertura da parte nasal da faringe; a abertura da laringe é fechada quando a traquéia move-se para cima e permite a uma prega de tecido, chamada de epiglote, cubra a entrada da via respiratória. 

O movimento da laringe também simultaneamente puxa as cordas vocais e aumentando a abertura entre a parte laríngea da faringe e o esôfago. O bolo alimentar passa pela parte laríngea da faringe e entra no esôfago em 1-2 segundos.