Anatomia de Superfície

 

 

 
 A observação e a palpação do pescoço permitem identificar algumas estruturas superficiais;

 

Relevos  Cartilaginosos: Trata-se da proeminência da laringe, formados pela projeção das cartilagens tireoideas da laringe.
 
Relevos Ósseos: logo acima da laringe pode se apalpar o osso hioide, facilmente movimentado de um lado para o outro. Denominado “vértebra proeminente”, por ser a projeção da 7ª vértebra cervical.
 
Relevos Vasculares: Veia jugular externa, que cruza obliquamente a face lateral do pescoço.
Relevo Muscular: O m. esternocleidomastóideo cruza obliquamente a face lateral do pescoço, do esterno e da clavícula até o processo mastoide, posteriormente á orelha produzindo um nítido relevo na superfície. O m. esternocleidomastoídeo é o músculo guia do pescoço e divide a face lateral em duas regiões denominadas trigonos cervicais, anterior e lateral.
 
PLANOS E ESTRUTURAS SUPERFICIAIS
Pele: A pele do trigono cervical anterior apresenta características diferentes. Nos  trígonos submandibulares e submental, ela é espessa, flexível, muito móvel e distensível.  Sem pelos nas crianças e no sexo feminino, apresenta-se com pelos no adulto do sexo masculino. Nos trígonos carótico e muscular, ela é delgada, móvel e muito distensível. Em todo o trígono cervical a pele é fina e bem móvel.
A tela Subcutânea: Muito fina no pescoço, pode existir tecido adiposo nesta região, em quantidade considerável, mais evidente em pessoas idosas e obesas na forma de “papada”. Observa-se entre as camadas areolar e lamelar a presença  de um músculo cuticular, denominado “ plastima” e sua função é elevar e tracionar anteriormente a pele do pescoço e do ombro.
 
Nervos Superficiais:  Os nervos superficiais do pescoço, surgem na metade da margem posterior do m. esternocleidomastoideo. São eles:
 ·       N. Occiptal Menor
 ·       N. Auricular Magno
 ·       N. Cervical Transverso
 ·       N. Supraclaviculares
 ·       N. Supraclaviculares Mediais, Laterais e Intermediários
 
 
 
 
Veias Superficiais:  As principais veias superficiais do pescoço são:
  •          Jugular externa; drena a maior parte da face e do couro cabeludo. Formada pela união da v. auricular posterior e v. retromandibular.
  •          Jugular anterior; comunica-se com a jugular interna.
 
Fáscia Cervical: É formada por três lâminas, que associadas entre si, formam a bainha carótica, são elas:
  • ·         Lâmina Superficial;  reveste toda a estrutura superficial do pescoço.
  • ·         Lâmina pré-tranqueal; envolve as vísceras principais, a traqueia e o esôfago.
  • ·         Lâmina pré-vertebral; circunda a coluna vertebral e os músculos estreitamente relacionados com a coluna.
Bainha Carótica: forma um compartimento neurovascular onde se alojam a a. carótica comum, a v. jugular interna e o n. vago.