Cérebro

Medula Espinal

É uma medula espinal é uma estrutura cilíndrica que se aloja no canal vertebral, seu nome  “miolo”  é pelo fato de ela ocupar o interior da  coluna vertebral. As conecções dos nervos espinais com a medula espinal marcam os segmentos medulares. O segmento  medular de um determinado nervo é parte da medula espinal onde fazem canexão os filamentos radiculares deste nervo,uma vez que não existe septos ou sulcos transversais separando um seguimento do outro. Existem 31 pares de nervos  espinais  que correspondem a 31 pares da medula, dentre esses  8 são cervicais.

A medula espinal é envolvida por membranas fibrosas denominadas meninges, que são:

  • Dura-máter;
  • Aracnoide-mater;
  • Pia-mater

Tronco Encefálico:  no tronco encefálico o Bulbo é caudal, o mesencéfalo é  cranial e a ponte situa-se entre ambos.

CEREBELO

Deriva do metencéfalo, situa-se posteriormente ao bulbo e a ponte, e pertence ao SN supra-segmentar.  É divido em lóbulos, mas esta divisão não tem nenhuma importância funcional, sendo apenas topográfica. Os lóbulos são:

Verme: língula, lóbulo central, cúlmen, declive, fólio, túber, pirâmide, úvula e nódulo;

Nos hemisférios:  asa do lóbulo central, parte anterior do lóbulo quadrancular, parte posterior do lóbulo quandrangular, lóbulo seminular superior, lóbulo seminular inferior, lóbulo biventre, tonsila e flóculo;

Fissuras: pré-central, pré-culminbar, primária, pós-clival,  horizontzl, pré piramidal, pós-piramidal e  póstero-lateral.

DIENCÉFALO:

O diencéfalo corresponde ao cérebro e ocupa cerca de 80% da cavidade craniana. O diencéfalo é constituído pelo  tálamo,hipotálamo,  metatálamo, epitálamo e subtálamo.

Tálamo e Metatálamo:  O tálamo corresponde a duas massas ovoides , volumosas  de substaância cinzenta, disposta uma de cada lada no porção látero-posterior do diacéfalo.  A extremidade anterior denominada  tubérculo anterior e posterior do tálamo,  se projeta sobre os corpos geniculados lateral e medial e juntos constituem o metatálamo.

Hipotálamo:  uma pequena área situada abaixo do tálamo com importantes funções relacionada ao controle da atividade visceral.

Epitálamo: A estrutura mais visível do epitálamo é a glândula pineal impara e mediana.

Subtálamo: compreende zona de transição entre  diencéfalo e mesencéfalo.

Telencéfalo:  compreende dois hemisférios cerebrais e uma pequena parte mediana.

Hemisférios cerebrais:  O cérebro apresenta dois hemisférios cerebrais com grande quantidade  de substância cinzenta, o córtex cerebra, os núcleos da base e substância branca.

Núcleos de base:  são acúmulos de neurônios subcorticais

Substâncias brancas do Hemisférios Cerebrais: Entre o córtex  cerebral e os núcleos da base do tálamo, situa-se substãncia branca  dos hemisférios cerebrais  constituídas por fibras  nervosas mielínicas e que são:

Fibras de projeção:  estabelecem conexão  ascendente  ou descedente  entre o córtex cerebral e  as estruturas subcortinais. são as seguintes:

Costicospinais

Corticonucleares do bulbo

Corticonucleares da ponte

Corticorubrais

Corticoestriatais

 

Fibras comissurais: são inter-hemisférica, fazem conexão com dois corpos colapso

Fibras de Associação telencefálicas: são classificadas curtas e longas.

Cortex Cerebral:  é a camada cinzenta que cobre o henisfério cerebral, constituidom pelos corpos neuronais  correspondem a 40% do peso do encéfalo. Além dos corpos  neuronais, encontramos também no córtex cerebral fibras aferentes, fibras eferentes e fibras intercorticais.

Meninges:  São lâminas de tecido conjuntivo  que envolvem, sustentam  e protegem o encéfalo e a medula espinal. Essas lâminas são denominadas:

Dura-máter:Aracnoide-máter

As artérias que irrigam o encéfalo são as caróticas internas e a vertebrais, ambas com origem cervicais.