DRENAGEM LINFÁTICA DO PESCOÇO E CABEÇA

Linfonodos Superficiais: O conjunto dos diversos grupos de linfonodos superficiais da cabeça e pescoço forma o colar linfático pericervical.

·         Linfonodos occipitais: drenam a parte posterior do couro cabeludo.

·         Lifonodos mastoideos: drenam a porção lateral da cabeça.

·         Linfonodos parotideos superficiais: drenam a porção superior da face e a região temporal.

·         Linfonodos Submandibulares: drenam a porção submandibular e a porção lateral da língua.

·         Linfonodos submentuais: drenam a gengiva, o lábio inferior e a parte mediana da língua.

Linfonodos Perivescerais: Drenam a orelha média, cavidade nasal, os seios paranasais, a faringe, a glândula tireoide, a traqueia e o esôfago. Do grupo, que formam o conjunto do linfonodos periviscerais, podemos citar:

·         Grupo pré-laringeo,

·         Grupo pré-traqueal,

·         Grupo paratraqueal,

·         Grupo retrofaríngeo,

Linfonodos Cervicais Profundos: O grupo principal dos linfonodos cervicais profundos formam uma cadeia de dez a 12 linfonodos ao longo da v.jugular interna e é dividido em grupo superior e inferior, neste grupo, dois linfonodos recebem nomes específicos; o linfonodo jugulodigástrico e o linfonodo júguloomo-hióideo.

Ducto Torácico: Recolhe a linfa dos membros inferiores, pelve, abdome, da metade esquerda do tórax, do membro superior esquerdo e do lado esquerdo da cabeça e do pescoço. Por ser a principal via de drenagem linfática do corpo, tem um trajeto longo, originando-se no nível da parte inferior do abdome estendendo-se até a base do pescoço.

Ducto Linfático Direito: drena a linfa do membro